Sob regência do Maestro André de Oliveira, a Banda São Marcos iniciou suas atividades no ano de 1991. Com a participação dos alunos e pais a banda ganhou nome e fama, conquistando nesses 20 anos, dezenas de títulos em vários campeonatos pelo sul do Brasil. Fez apresentações por diversos Estados do Brasil e também no exterior. Também recebeu, por diversas vezes, regentes, professores brasileiros e estrangeiros como Mr. Stan Michalski, Mr. Tom Towsend. Além disso, sempre buscou a parceria e intercâmbio com bandas do Rio Grande do Sul e do Brasil. Em 2005 foi a convidada especial do Campeonato Mundial de Bandas realizado na cidade de Taubaté, São Paulo.
Em setembro de 2015 mais de 30 pessoas representando a Banda Marcial São Marcos embarcaram para o Texas, Estados Unidos, para fazer um intercâmbio cultural de 10 dias junto às escolas, bandas e a Universidade Texas Tech da cidade de Lubbock, região central do Texas. O grupo participou de workshops, ensaios, treinamentos especiais e máster classes com professores conceituados na área da música. O Texas é considerado o estado mais conceituado na organização e implementação de programas ligados à área de música e em especial as bandas marciais.
Hoje, a banda conta com a regência de mais um maestro, Everson Silva, que vem fazendo um belo trabalho, construindo uma nova identidade para a banda, modernizando-a, conforme as novidades do mundo artístico. A banda possui componentes que já são profissionais da música e aprendizes que vão dos 7 aos 20 anos de idade.
O Raça Nativa foi fundado em 1991, na Escola São Marcos, com o objetivo de aproximar a música e a dança do Rio Grande do Sul aos alunos e comunidade alvoradense. Em 1992, buscando novos horizontes, ampliou sua atuação para o folclore brasileiro e internacional.
Desde a sua fundação, vem atuando nos mais diversos eventos culturais, sociais e recreativos.
As danças folclóricas, representadas pelo grupo, visam o conhecimento, a diversidade e particularidades regionais das manifestações populares da cultura, promovendo o acesso, através dos movimentos e ritmos, buscando valorizar e respeitar os gestos simbólicos guardados na memória coletiva dos povos.
A Escola São Marcos, em parceria com a Companhia de Dança Luana Antonello, oferece aos alunos Ballet e Jazz.
A Dança-Educação é um referencial para as questões que permeiam a educação de nossos tempos, apresenta novos olhares para o ser humano, mostra o quanto ele pode criar, expressar, aprender, socializar e cooperar se, educado também pela dança. A arte do dançar no espaço escolar busca o desenvolvimento não apenas das capacidades motoras e da flexibilidade corporal das crianças e adolescentes, como de suas capacidades imaginativas e criativas.
A atividade acompanha o calendário de eventos da Escola, realizando apresentações dentro e fora do ambiente escolar.