Quem é o aluno para a São Marcos
Sabe-se que as ideias nascem de algum lugar, de uma fonte, e, genericamente, de apenas uma pessoa. Se alguma ideia tiver significado para mais pessoas, somam-se outras, quando então surgem as organizações.
Para transformar uma ideia, que é abstrata, em algo concreto e tangível, as organizações definem alguns parâmetros, dentre os quais se encontra o objeto do seu trabalho (na padaria, é a farinha; na olaria, a argila; nas instituições de ensino, os alunos; na farmácia, os remédios). E para este objeto de trabalho, cada organismo social tem uma ideia muito específica a seu respeito. A São Marcos, uma organização da sociedade que opera na área educacional, permite-se utilizar das palavras de Philip Kotler para esclarecer a ideia que tem a respeito de seus alunos:
‘’As pessoas mais importantes são os alunos; sem eles, não haveria necessidade de a instituição existir; 2 - Não são apenas números de estatística, mas seres humanos com sentimentos e emoções como qualquer um de nós; 3 - Não dependem de nós; pelo contrário, dependemos deles; 4 - Não são empecilhos para nosso trabalho, mas o propósito do mesmo; não fazemos nenhum favor em atendê-los - eles estão fazendo-nos um favor ao dar-nos oportunidade em servi-los’’. (Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo, Atlas, 1994, pág. 49).
Dos alunos
01 - Na aprendizagem de mensagens de Ensino - ‘’O que se espera dos candidatos a trainees (superestagiários que são selecionados pelas empresas, com claro propósito de serem preparados para assumir funções executivas de alto nível) ...É a exigência do Histórico Escolar com média acima de 80?’’ - Jornal Estado de Minas, de 13 de junho de 1999;
02 - Na aprendizagem de mensagem de Educação - que os alunos confiem naquelas mensagens que envia, especialmente às relacionadas a disciplina, pois são muito próximas das de sua família e que as demais outras são apenas antecipadoras e preparatórias ao mundo que encontrarão quando saírem da Escola. Para um melhor entendimento, anexa o testemunho de do Maestro João Carlos Martins e o publicitário Washington Olivetto.
Dos pais:
01 - que dediquem tempo para fazer compreender ao filho da importância de aprender as mensagens oferecidas pelos professores;
02 - que sejam parceiros da Escola neste objetivo de ensinar e educar os seus filhos; e
03 - que confiem no trabalho desenvolvido pela São Marcos.
Dos professores:
Que, representantes do mundo adulto (dos pais, da Escola e da sociedade), sejam os líderes neste processo de ensinar muitas coisas aos aprendizes, de sorte que aprendam a transformar conhecimento em sabedoria quando (e desta vez) forem adultos e estiverem distantes da São Marcos.
Rua Dr. Mário Totta, 260 - B. Americana - Alvorada RS - CEP 94820-400
dummy (51) 3483.7195 - 3483.4621 - 3442.9378 - 3411.6982
dummy ouvidoria@saomarcos.br